SEO: Entenda essa prática que pode alavancar o seu site

Neste artigo nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre SEO. Uma prática que pode alavancar o seu site de forma orgânica, ou seja, sem custos.

O que é SEO?

A sigla SEO significa: Search Engine Optimization . Traduzindo para o Português: otimização para mecanismos de busca.

Mas qual é o seu papel? Por que é tão importante para o meu site? Calma, vamos por partes. Para você entender a verdadeira importância do SEO, algumas coisas devem ser explicadas e estabelecidas. Vamos lá?

O papel que o SEO desempenha

Primeiramente, sabe quando você faz uma pesquisa no Google, e aparece milhões de sites? Sempre tem aqueles que aparecem logo abaixo dos anúncios, sem pagar por isso. Pois bem, eles não estão ali por acaso. Sem dúvida, o site conseguiu essa posição através de diversas técnicas utilizadas, nomeadas de SEO.

O SEO possibilita que o seu site apareça nas primeiras posições das páginas, em pesquisas orgânicas. O que são pesquisas Orgânicas? É o método natural do Google, ou seja, o seu site aparece sem precisar investir em links patrocinados, apenas levando em conta o conteúdo de qualidade e que respeita todas as regras impostas por ele.

SEO ON page

SEO on page, a grosso modo, é a otimização daquilo que acontece internamente ao seu site. Assim sendo, as ações dependem de você.

A otimização interna, pode proporcionar excelentes experiências aos usuários da sua página, proporcionando assim, mais credibilidade ao seu conteúdo. Podem ser citados alguns dos fatores que fazem parte do SEO on page como:

  • Título: o título será o primeiro contato do leitor com o seu artigo. Ele precisa ser bem aprimorado, deixando claro em poucas palavras, exatamente o que será abordado no texto.
  • Meta descrição: sabe aquele pequeno texto que aparece embaixo do link nos resultados de buscas do Google? Isso mesmo, é uma meta descrição! Nesse pedacinho, deve conter um pouquinho mais detalhado que o título o tema que você escreverá em seu artigo.
  • Palavras-chaves: as palavras-chaves são muito importantes para o seu texto. São elas que ajudam o usuário a encontrar a sua página de acordo com o que eles estão procurando. Com certeza, o ideal é que você faça uma escolha minuciosa de sua palavra-chave. Procure uma palavra constantemente buscada na internet. Você poderá obter essa informação no Google Trends.
  • Links internos: os links que ficarão disponíveis em seu site também contam pontos. No caso do link interno, são os que você direciona para o seu próprio site, ou até mesmo, para algum outro artigo que você tenha feito, relacionado com o assunto.
  • Links externos: os links externos, são aqueles que você direciona para outros sites ou artigos. Por exemplo, se o seu artigo abordar o tema: advocacia, você poderá deixar um link de algum site que fale sobre a legislação.
  • Conteúdo: com certeza o conteúdo deve ser de qualidade, não devem restar dúvidas quanto a isso. Se você não demonstrar conhecimento no tema abordado, o seu site decairá muito. Por isso, sempre prove a sua autoridade.

SEO OFF page

Ao contrário do on page, o off page é o que acontece externamente ao seu site. Desse modo, as ações não dependem somente de você.

Os buscadores reconhecem o que as outras páginas pensam de você, ou seja, se o seu conteúdo é agradável para a leitura ou não. E como analisam isso? Através de alguns fatores importantes, como:

  • Links externos: avaliam se outros sites compartilham o link do seu. Pois se é compartilhado e indicado, já demonstra que o seu conteúdo é de qualidade.
  • Histórico do domínio: todos os robots da internet, possuem memória nos algoritmos a respeito de conteúdos já gerados a esse domínio, também é analisado se o domínio já foi penalizado por spans, pelo site map e por motores de busca. Há também históricos de spam para email e black list.
  • Autoridade: averígua a autoridade do seu domínio, verificando se o seu site possui maior ou menor relevância.

A importância do SEO

Acho que já deu para ter uma noção básica da importância do SEO. Mas para a sua melhor compreensão, vamos adentrar um pouco mais nesse mundo complexo da otimização dos mecanismos de busca.

Em síntese, além de proporcionar uma boa posição nos resultados de pesquisa do Google, o SEO pode te ajudar a gerar mais tráfegos. Ademais, por aumentar as visitas em seu site, acaba gerando leads e consequentemente vendas.

Ainda, o SEO ajuda o seu site, a passar com nota dez nas provinhas que os algoritmos e os robôs desenvolvidos pelo Google fazem. Algoritmos e robôs? Isso já está ficando muito confuso! Então vamos devagar…leia com bastante atenção.

Atualizações do algoritmo do Google

Flórida (2003)

Considerada a primeira grande atualização, a Flórida foi responsável pela exclusão de 50% dos sites de péssima qualidade. Além disso, essa atualização deu início ao SEO que estamos familiarizados.

Panda (2011)

A atualização panda, derrubou muitos sites de baixa qualidade. Como resultado, muitos sites com exageros de anúncios, foram afetados.

Penguin (2012)

Essa atualização, por incrível que pareça, foi criada para controlar o excesso de otimização. Ademais, o penguin servia para conter algumas páginas que faziam keyword stuffing (uso exagerado da palavra-chave)

Hummingbird (2013)

Para os conteúdos não ficarem forçados com as inúmeras repetições de palavras chaves, foi criado o Hummingbird. Então, os sinônimos também passaram a ser levados em conta nos resultados.

HTTPS/SSL (2014)

Essa atualização foi criada, para incentivar a segurança dos sites. Assim sendo, sites com certificados SSL podem usar informações codificadas, que impedem os dados de serem reconhecidos.

Mobile-Friendly (2015)

Assim que essa atualização foi criada, iniciou-se a importância dos sites responsivos. As páginas que possuíssem um bom desempenho tanto em desktop, quanto em mobile, obteriam um melhor posicionamento.

Rankbrain (2015)

A atualização de Rankbrain começa a utilizar inteligência artificial. Além disso, foi considerado o 3º mais importante, entre outros mais de 200.

EAT (2019)

Para começar, vamos entender o significado da sigla EAT: Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness. Traduzindo para o Português: Expertise, autoridade e credibilidade.

Desse modo, novos fatores ganharam espaço para as avaliações, como:

  • Os usuários podem estabelecer uma confiança nos conteúdos do seu site?
  • Você entende do assunto que está sendo abordado
  • Você demonstra autoridade no assunto?

Certamente você já deve ter percebido, que para o seu site obter um alto desempenho, é necessário que você estabeleça uma página responsiva e dotada de técnicas de SEO! Desse modo, caso você queira melhores resultados, entre em contato conosco. Vamos crescer juntos!

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